27 de jul. de 2010

A linha secundogênita dos Menezes deu origem a nobilíssima linhagem



Nome de raízes toponímicas, tirado da terra desta designação, perto de Cuenca, veio ilustrar uma das mais nobres linhagens da Península, da qual se poderia dizer com verdade, que vinha de reis e os reis dela vinham. Será de referir, a este propósito, que linha primogênita dos Meneses veio a ser representada pela família real de Castela, por causa do casamento da filha herdeira de Dom Afonso Teles de Menezes com o Infante D. Afonso de Molina , irmão de D. Fernando , Rei de Castela, cuja neta e herdeira foi a célebre Rainha de Castela D. Maria de Molina, bisavó de Pedro, o Cruel, Rei de Castela.
A linha secundogênita dos Menezes possui o senhorio da Vila de Albuquerque e D. João Afonso Teles de Meneses, que ali mandou construir um castelo , trocou o seu nome pelo de Albuquerque, assim dando origem a nova e nobilíssima linhagem. D. Martim Afonso Telo, que era sobrinho paterno daquele D. João Afonso. teve descendência em Portugal, dentre a qual se destaca o primeiro Conde de Neiva e aquela que, desposando-se com o Rei D. Fernando I, viria a ser a Rainha D. Leonor Teles.
De notar que nesta família muito cedo patronímico Teles viria a preservar-se, passando a fazer parte integrante do nome, como se fosse novo apelido.
Fonte: http://moreiramenezes.vilabol.

Nenhum comentário: