27 de ago. de 2014

E-mail da Rosana de Menezes Vasconcelos Horta

TEXTO QUE MINHA IRMÃ ESCREVEU, DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA, COM MUITO HUMOR. De molho em casa, aproveito pra arrumar meus arquivos e, na sincronicidade Junguiana da vida, justo no momento em que tomei coragem para passar pra DVD todos os filmes antigos, me deparo com este inteligente e divertido texto da minha irmã, Rosana, e divido com vocês. Lembro que nosso sangue paterno, os Horta, nos deu a veia artística. E que o sangue dos Menezes, o humor, até nas horas mais difíceis. 
Ela escreveu durante as sessões de quimioterapia. Primos, leiam, relembrem a saudosa Rosana.Em breve, nossos filmes 16 mm em DVD, realizados com a câmera que papai comprou em 1959. 
Maria Stella Ribeiro Coimbra, companheira da Rô, minha cunhada querida, a quem nunca conseguiríamos agradecer, nem que rezássemos, a família inteira, em coro. As amigas Judite Alice Vera Lucia Correa Hardensett Olha que delícia de texto:


Glória, estou voltando do INCA, fiz exame e amanhã tenho médico e depois de amanhã, quimioterapia.hoje voltei, pela primeira vez, com medo e muito triste...mas vim pensando (mais ou menos humor negro, mas verdade) nas coisas que dizem pra mim, e acabei melhorando, graças ao meu próprio humor:

Perguntas ou conselhos que calam,melhor não responder:
- vc vai ficar boa, deus tem planos pra vc! (quais?)
- vc vai ficar boa, sua cabeça está ótima! (não tenho câncer na cabeça, minha senhora, pq vc não diz seus pulmões estão ótimos.
E tem mais: se me conhecesse, não diria que a minha cabeça está ótima, nunca foi!)
Obs: A madinha Helena perguntava como eu estava, e eu começava a falar de depressões etc... E ela dizia: já sei sobre sua cabeça, agora fala o resto hahaha! E com isso, eu aprendi a não reclamar, e falar só de coisas boas, e ela dava o exemplo, sempre respondia: Estou ótima!
- Eu tenho um conhecido que tinha câncer por todo o corpoaí ele comeu graviola, bebeu graviola (ele tocava viola e a doença era muito grave! Tá me achando com cara de palhaça? Se  comer graviola curasse câncer, quem seria tão doido prá fazer quimioterapia?) E ficou bom...(ficou bom??????rrrrrrrrrrr)
- Vc tá careca! Tá fazendo quimioterapia? ( Não! Piolho é uma praga mesmo!)
- Noooossaa! Vc ficou linda careca! (se eu soubesse, rasparia antes, quando meu cabelo era dourado e enrolado, e por que a sra não raspa tb?)
- Eu tenho um amigo (ninguém fala tinha, né? Será que só minha mãe e minha avó morreram de câncer?) que era tão devoto da Nossa Senhora de Aparecida, que ficou bom....( mais um que ficou bom sem químio. Se eu ficar devota das nossas senhoras todas que me dizem, vou morrer rápido e com certeza, pq subir a escadaria da penha, ajoelhar, sentar, ficar de pé, o enterro sai).
O Roberto Carlos gravou uma música linda que diz "todas as nossas senhoras são a mesma mãe de deus"(pelo menos o RC me poupa, é só rezar uma Ave Maria)
- Lá na Índia há cura pro câncer, mas tem que ser muito grave (ah,que bom....primeiro eu espero ficar à beira da morte, e ainda bem que meu passaporte já tem visto pra Índia e a passagem está aqui! Acho que vc vê muita novela da Glória Perez...)
- O câncer é a somatização de sentimentos, nada mais! (ah, bom...se alguém quase me atropelar e parar com o carro em cima de mim, eu digo: Peraí! E ele fica esperand, aí eu abro o livro pra ver quais os sentimentos que vão evoluir meus nódulos, pq se fosse pra prevenir, eu decoraria o livro. Por que a sra não me deu esse livro antes?)
- Todos nós temos que passar por provações....(é? Coitada! Quais as doenças que a sra tem? E sua família tem feito exames periódicos? Com tanta resignação devem estar péssimos, e me exclui dessa)
- Muitos são os chamados e poucos os escolhidos (quer me deixar paranoica pra sempre, ou vai dizer em que fila eu estou)

Obs: uma vez me internei por conta própria num lugar lá, e nesse tempo não havia tantos evangélicos. Eu estou lá na igreja, esperando pra me internar, aí entrou um cara aos berros, dizendo: não me abandone oh pai, por que vc se foi, ó pai? Pai! Paaaaaaaai! E se ajoelhava e pulava e desgrenhava o  cabelo! Aí chegou uma bispa, passou pelo cara normalmente e disse: vamos lá dentro para eu lhe dizer como funciona!
Ai eu: aquele cara precisa de assistência primeiro, ele esta surtando pq perdeu o pai! Hahahahahahahahaha!
Depois eu vi que todo mundo gritava assim...lógico, não fiquei lá!
Se me derem outros bons conselhos ou orações, passarei adiante, como corrente, eu adoro receber corrente com musiquinha e a cara de Jesus, mas eu adoro! Não sou ateia não! Mas assim pópará! Acho que nem Jesus!
Beijos da irmã que vc mais gosta! (lembra o papai falava quem eu mais gosto é essa aqui, e apertava a mão das duas, e eu ficava toda boba)?
Até os próximos tratamentos sem quimioterapias!!!




***************************************************


ACHEI ESTE OUTRO TEXTO DA MINHA IRMÃ ROSANA. AOS QUE NÃO SABEM, SOU COMPLETAMENTE DESLIGADA, ME PERCO NO MEU PRÓPRIO QUARTEIRÃO.


"Hoje estou muito feliz porque descobri que tenho uma irmã.Digo descobri pq o tempo quase fez com que eu esquecesse isso...(até parece) 

Ontem fui fazer exame de sange E FUI NA CONDUÇÃO CERTA e mais PRO LUGAR CERTO! mas na saída....... caiu um gato da janela e morreu e eu ( Não é vc não Glória,e eu nem estava tentando lhe imitar), consolei a dona do gato e atravessei a rua, aí perguntei prá uma VELHA curvada como eu iria pro Saara (trabalho da Stella), e a velha curvada respondeu: vai andando. Eu acabei de voltar de lá, é só voce seguir essa rua aí...e aí fui eu andando andando e perguntando no caminho é o Saara? Aí todos: logo ali! E andei andei  andei por mais de meia hora! Quando vi a Av. Presidente Vargas pensei: cheguei! e fui andando por meia hora. De repente, eu pensei: Estou mole! mas aquela velha disse que foi e voltou rapidinho! E meu orgulho me fez continuar andando, só que PRO LADO CONTRÁRIO! As minhas pernas já não me obedeciam, peguei um ônibus e fiquei por mais de vinte minutos voltando...Não precisa DNA! Tenho uma irmã!
Por falar em tenho uma irmã, estou muito contente e agradecida mesmo por vc ter crescido a ponto de perdoar! Eu não me lembro de ter dito pra Deus: Quero nascer alcoólatra, música, numa família bem confusa... Comecei a beber com 8 anos, e NINGUÉM tem nenhuma culpa de nada." NÃO TENHO CULPA DE NÃO SER SIMPLES!"
Deleta se quiser, mas que fique no seu coração esse agradecimento E TEM MAIS:
Não precisamos falar sobre isso!
Vou mandar uma letra minha ótima! Pra vc corrigir português, se precisar. Vc vai gostar e dar ideias, não precisa ser exatamente música! MAS É INTELELIGENTÍSSIMA!

NÃO TENHO CULPA DE NÃO SER SIMPLES"

Nenhum comentário: