30 de set. de 2010

Marco Antônio confere as datas e tem a certidão de nascimento da vovó

Marco Antônio  disse: Glória, mais uma coisa que lembramos aqui...
 
"Wanda Horta Nyarady nasceu no dia 24/ 01. Faleceu com 82 anos, em 1983".
 
A data de falecimento da tia Wanda não pode ser esta, pois Alessandra é de 1987 e ela se lembra da Wanda. Tânia (minha mulher)  também a conheceu, nós a visitamos num dos apartamentos que Beth tinha comprado aqui em BH, depois ela ainda foi pra um asilo na Pampulha, e estou com Tânia desde 1994.  Portanto, tia Wanda deve ter morrido depois de 1995, mas não me lembro do ano certo.
 
Vamos tentar algumas continhas: os nomes dos filhos da vó Adila foram dados em ordem, com as primeiras letras formando o nome da tia Wanda, que era a mais velha (vovó me disse que só notou isso quando já estava quase formado o nome da tia Wanda pelas iniciais, deve ter sido quando tio Dirceu nasceu):
 
Wanda
Armando
Neyde
Dirceu
Antenor
 
depois vieram dia Célia e Célio, tia Marilha (confirme com Mônica e Roseana, me parece que o nome dela era escrito assim, Marilha, uma vez ela me disse algo a respeito, pode ser que tenha mudado por não gostar do nome escrito assim).
 
Os anos deviam ser próximos nesse primeiro grupo, o que eu tenho certeza é o 1918 de mamãe. Digamos que tenha havido um ou dois anos entre cada filho, tia Wanda podia ser de 1916.
 
Se ela morreu com 82 anos, como disse a Mônica, isso daria 1998, o que me parece mais provável, dadas as lembranças do povo aqui.
 
Fiquei com uma dúvida também quanto a esta data de nascimento de mamãe e vovó, não estavam me parecendo certa.
 
Procurei aqui e achei as certidões de nascimento de mamãe e vovó (sim, eu tenho a certidão de nascimento da vó Adila!), a data de nascimento delas é 27 de JUNHO, não de julho.
 
27/06/1918 e 27/06/1890
 
Outra curiosidade é o nome do pai dela: Major Vicente Ribeiro da Silva Vasconcellos, isso me deixava um pouco confuso quanto aos parentescos, pois o sobrenome do meu pai também era Ribeiro da Silva, Willer Ribeiro da Silva.
 
Talvez tivessem mesmo algum parentesco, não sei, pois papai era de Bambuy, que é bem longe de Diamantina.
 

Nenhum comentário: