29 de ago. de 2010

O cravo e os Horta



O cravo, assim como os Horta, é originário das ilhas Malucas. No século XVI, quando chegaram às Ilhas Malucas, os portugueses imediatamente dominaram as plantações, destruindo aquelas que não podiam vigiar de perto. No começo do século XIX, a planta já era cultivada em grandes plantações em muitas regiões tropicais. No Brasil, o cravo é cultivado em regiões quentes.
O cravo-da-índia é condimento, remédio e elemento básico para elaboração de perfumes especiais e incensos aromáticos.

Uso doméstico

O cravo é um condimento versátil que pode ser usado tanto em pratos doces como em pratos salgados. É normalmente empregado no preparo de caldos, ensopados, doces, pudins, bolos, tortas de maçã, pães, vinhos e ponches quentes e licores.
O eugenol, presente no óleo essencial, tem ação bactericida, o que o torna útil para preservar e prolongar a validade de compotas e conservas.
Em alguns países, costuma-se introduzi-lo juntamente com dentes de alho dentro de pernis e presuntos. Na Europa, é muito usado para condimentar carnes e salames. Já no Brasil, o cravo é usado mesmo para pratos doces, hábito adquirido da nossa colonização portuguesa.
Usado também para aromatizar vinho quente e ponche, como era do costume da antiga nobreza que, também, selecionava os pratos que seriam aromatizados com a especiaria. No mercado, encontra-se inteiro ou em pó.


Uso medicinal

O eugenol, óleo essencial presente nesta especiaria apresenta efeitos antiinflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca.
Por suas propriedades antissépticas e anestésicas, é usado como aromatizante bucal e remédio para dor de dente, já que ele causa uma certa dormência na boca.
Não se deve exagerar no consumo do cravo. Ele pode irritar a mucosa da boca. Além disso, quem tem o estômago mais sensível também deve usá-lo com moderação.
É também eficaz no combate à acne. O óleo pode ser usado para massagear músculos doloridos, para suavizar estrias e é eficaz no tratamento de unhas quebradiças, rachadas ou fracas e de calosidades. Usado na elaboração de pomadas para remoção de verrugas. Ainda na forma de pomadas e cremes, alivia a coceira e o inchaço das picadas de inseto.
É também utilizado em xampus e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios.
Digestivo, anti-diarréico, anti-emético (para vômitos e náuseas) e carminativo (flatulências excessivas). Ação anti-cárie, analgésico/anestésico e antisséptico odontológico.

Nenhum comentário: